Dormir pouco tempo pode afetar colesterol

O Que fazer quando o colesterol alto é genético
27 de outubro de 2017
É possível identificar os sintomas de pressão alta? Como posso me cuidar? Descubra!
30 de outubro de 2017

Dormir pouco tempo pode afetar colesterol

Se você dorme pouco de noite, procure corrigir esse hábito, pois a privação dormir pouco tempo frequente pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares, prejudicar o sistema imunológico e causar obesidade, entre outros problemas.

Uma pesquisa da Universidade de Helsinki, na Finlândia, concluiu que as proteínas responsáveis pelo transporte de colesterol no sangue – como o HDL, que é um bom colesterol que atua na remoção do mau colesterol dos tecidos – são menores em alguém com privação do sono em relação às pessoas que dormem bem.

Além disso, nas pessoas com privação de sono, foi verificado um aumento dos genes que codificam moléculas pró-inflamatórias, bem como de outras substâncias que, assim como a diminuição dos níveis de HDL, são consideradas fatores de risco para o desenvolvimento de doença cardíaca.

Segundo os responsáveis pelo estudo, uma semana sem dormir o suficiente já basta para começar a alterar a resposta imunológica e o metabolismo do corpo. O próximo passo da pesquisa será determinar quanto tempo de sono a menos pode causar essas mudanças.

Os riscos do colesterol alto

O colesterol alto pode causar aterosclerose, que é o acúmulo de gorduras na parede interna das artérias, o que dificulta ou impede a passagem do sangue. Isso pode causar uma série de complicações perigosas, como um ataque cardíaco.

O colesterol alto não apresenta nenhum sinal aparente. Por isso, pergunte ao seu médico quando é recomendado você fazer um exame para monitorá-lo e quais hábitos você pode incorporar em sua vida para ajudar a evitar o problema.

Fique atento, pois além da falta de sono, existem outros fatores que podem aumentar as chances de você ter colesterol alto, por exemplo:

Obesidade;
Diabetes;
Fumo;
Sedentarismo;
Alimentação rica em gorduras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: